quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Relembrando "Les Immortels" de Franklin Boukaka : Para os "Cotas" da Minha Geração

Toda a gente da minha geração ouviu " Les Immortels" de Franklin Boukaka. E eu lembro-me agora, como se fosse hoje, do profundo sentido de Patriotismo e de Pan-Africanismo que esta música suave nos incutia. Tenho saudades de como ela nos insuflava alma com ideiais nacionalistas. Depois de escutarmos "Les Immortels" sentiamos vontade de pegar numa rama de partir para uma qualquer frente de batalha por África e pela Pátria. Sentiamos vontade de morrer pela CAUSA SAGRADA. Esta canção teve um enorme função pedagógica na nossa educação para Liberdade e para o Servir. Tomara que apareçam hoje outros Frankelins Boukaka...
Deixo aqui o link para quem queira reviver esta música imortal:

"Les Immortels" de Franklin Boukaka

Africa mobimba e ............................(L’Afrique tout entière)

Tokangi maboko e ............................(A croisé les bras)
Tozali kotala e .............................(Nous observons impuissants)
Bana basili na kokende.......................(La perte de ses enfants)

Bana basili na kotekama e ...................(Le trafic de ses enfants)

Na banguna a ................................(Auprès des ennemis)

Tolati mokuya ata maloba te .................(Silencieux, nous avons porté un voile noir de deuil)

Congo na bana Africa baleli .................(Le Congo et l’Afrique fondent en larmes)

Oh o Mehdi Ben Barka ........................(Oh ! Mehdi Ben Barka)

Mehdi nzela na yo ya bato nyonso.............(Mehdi, ta voie est celle de toute l’humanité)

Mehdi nzela na yo ya Lumumba.................(Mehdi, ta voie est celle de Lumumba)

Medhi nzela na yo ya Che Guevara.............(Mehdi, ta voie est celle de Ché Guevara)

Medhi nzela na yo ya Malcom X................(Mehdi, ta voie est celle de Malcom X)

Medhi nzela na yo ya Um Nyobe................(Mehdi, ta voie est celle de Um Nyobe)

Medhi nzela na yo ya Coulibally..............(Mehdi, ta voie est celle de Coulibally)

Medhi nzela na yo ya André Matsoua...........(Mehdi, ta voie est celle de André Matswa)

Medhi nzela na yo ya Simon Kimbangu..........(Mehdi, ta voie est celle de Simon Kimbangu)

Medhi nzela na yo ya Albert Luthuli..........(Mehdi, ta voie est celle de Albert Luthuli)

Oh ya Tiers-monde ...........................(Oh ! celle du Tiers-Monde)

Oh ya libération ya ba peuple ...............(Oh ! celle de la libération des peuples)

Vous pouvez écouter quelques chansons de Franklin Boukaka sur

Nenhum comentário: