quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Presidentes serraleonês e liberiano visitam Guiné Conakry

Conakry, Guiné (PANA) - Os Presidentes serraleonês, Ahmad Tejan Kabba, e o liberiano, Ellen Johnson Sheerleaf, chegaram terça-feira ao aeroporto internacional de Conakry-Gbessia no quadro duma visita de trabalho à Guiné Conakry.

Os dois chefes de Estado, que não fizeram nenhuma declaração à imprensa, dirigiram-se ao Palácio Sékou Touréya, no centro da cidade, onde os esperava o seu homólogo guineense, o general Lansana Conté, cujo país é igualmente membro do espaço do Rio Mano.

De acordo com vários observadores, a visita dos dois estadistas inscreve-se no quadro duma busca de solução para a crise sociopolítica, nascida da greve desencadeada a 10 de Janeiro último pela inter-central sindical e que fez mais duma centena de mortos e numerosos feridos.

Enviado com urgência sábado último em Conakry pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o antigo Presidente nigeriano, Ibrahim Badamassi Babaginda, que discutiu com o general Conté e com diplomatas acreditados na Guiné Conakry, indicou à imprensa que ameaças reais de rebelião existem paralelamente à crise guineense e que é preciso "custe o que custar" procurar soluções de saída de crise. Conakry - 20/02/2007

Nenhum comentário: