sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Presidente maliano lança apelo a favor da Guiné Conakry

Por Abba Seidik Enviado especial da PANACannes, França (PANA)

O Presidente maliano, Amadou Toumani Touré (ATT), lançou quinta-feira em Cannes, no sul de França, um apelo a favor duma ajuda à Guiné Conakry, confrontada há vários dias com uma crise política, afirmando que "este país tem um lugar estratégico no equilíbrio da sub-região oeste-africana".

Falando na abertura da 24ª Cimeira África-França, o Presidente Toumani Touré disse que era impossível passar sob silêncio "neste momento solene os dolorosos acontecimentos que vive a Guiné Conakry"."Devemos ajudar este país irmão, tão importante para o equilíbrio da região com vista a encontrar a paz dos corações e dos espíritos", afirmou, lembrando algumas experiências africanas na resolução de conflitos.

"África provou a sua capacidade de resolver crises, nomeadamente na República Centro-Africana, na Libéria e na Serra Leoa. Ela deve ajudar a Guiné Conakry a sair desta má situação", acrescentou o chefe de Estado maliano que acolheu em Bamako em Dezembro de 2005 a 23ª Cimeira África-França.

Pelo menos 112 pessoas foram mortas desde Janeiro após duas greves gerais ilimitadas lançadas pelas principais centrais sindicais do país que exigem a partida do Presidente Lansana Conté, há 23 anos no poder.
Cannes - 16/02/2007

Nenhum comentário: