sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

CEDEAO condena retomada de massacres na Guiné Conakry

Abuja, Nigéria (PANA) - O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Mohamed Ibn Chambas, expressou segunda-feira a sua decepção face à nova série de matanças de civis desarmados na Guiné Conakry após as manifestações organizadas contra a nomeação do novo primeiro- ministro, Eugène Camara, pelo Presidente guineense, Lansana Conté, indica um comunicado.
Chambas condenou estas matanças e apelou ao Governo guineense para aplicar fielmente o acordo concluído recentemente com os sindicatos para evitar uma deterioração suplementar da situação política e social."Ele reiterou o seu apelo precedente a todas as partes, particularmente aos partidos políticos, ao Governo, à sociedade civil e aos sindicatos para utilizar o diálogo com vista a resolver as suas divergências", acrescentou o comunicado.
Chambas reafirmou a preocupação da CEDEAO pela situação na Guiné Conakry e o compromisso da organização sub-regional a resolver de maneira pacífica o conflito neste país.A Guiné Conakry está confrontada com uma crise socioeconómica e política no contexto duma greve geral decretada pelos sindicatos para reclamar pela demissão do Presidente Conté, que sofre de diabete.
Setenta pessoas foram mortas nos confrontos entre as forças de segurança e os manifestantes em Janeiro último e a nomeação pelo Presidente guineense do primeiro-ministro, que se diz ser próximo de Conté, aumentou a tensão. Abuja - 13/02/2007

Nenhum comentário: