Carlos Lopes encontra-se no Brasil para lançar um novo livro e também para receber um Doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas da Universidade Cândido Mendes, uma das maiores e mais prestigiadsa do Brasil , que já conferiu o honroso título de Doutor Honoris Causa a figuras mundias tais como Leopold Senghor, Mário Soares e Jacques Dellors.
O nosso Carlos, um filho da Guiné que corporiza e transluz a substância da Guiné-Positiva, receberá ainda novo reconhecimento da gratidão da República Federativa do Brasil em duas homenagens : da presidência do Senado Federal, em Brasília, e do Memorial da América Latina, em São Paulo. Pensando Guineensemente, eu disse para mim mesmo : hélder , porque não telefonas agora para o Uco Monteiro ( que pensa a Guiné-Positiva) e lhe propões que as Universidades Colinas do Boé e Amilcar Cabral , organizem , em conjunto com o INEP ( obra iniciada pelo Lito) , um Reconhecimento Acadêmico e uma Homenagem Nacional ao Carlos Lopes , cujo trabalho árduo tanto tem prestigiado o País , a Pátria e o Povo ? De imediato peguei no telefone e liguei para os dois números do Uco e lá recebi a resposta da nossa Guinetel : " o nº que ligou está insisponível ou fora da área de cobertura da rede...". A gravação da Guinetel fez -me de novo mergulhar nos pensamentos do dia-a-dia sobre as temáticas do desenvolvimento e eis que enquanto espero pela disponibilidade" da Guinetel, leio na sinopse do novo livro do Carlos : " os países só se desenvolvem quando conseguem expandir a capacidade das pessoas, o que significa afirmar que o desenvolvimento de capacidades é apenas uma dimensão de um movimento maior, ligado ao esforço dos países para superar suas próprias fraquezas e problemas. Desenvolvimento de capacidades tem como primeiro e último objetivo levar um país ou uma comunidade a prescindir da ajuda internacional". Haverá algo de maior actualidade para o nosso caso , que é, seguramente um case study? Será que o case study da Guinetel e da Supremacia Absoluta da Guiné-negativa sobre a Guiné-Positiva não daria um best seller ? Eis um desafio lançado ao INEP e aos pensadores nacionais.
COMO MELHORAR O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES
AUTOR(ES): CARLOS LOPES E THOMAS THEISOHN
TRADUTOR(ES): MAGDA FRANÇA LOPES
SINOPSE:
Carlos Lopes e Thomas Theisohn abordam neste livro o desenvolvimento de capacidades,
tema que suscita debate sobre o lugar das agências internacionais, o modo pelo qual
transferem recursos, equipamentos e assistem tecnicamente comunidades e países, com o
objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social.
Para eles, os países só se desenvolvem quando conseguem expandir a capacidade das pessoas, o que significa afirmar que o desenvolvimento de capacidades é apenas uma dimensão de um movimento maior, ligado ao esforço dos países para superar suas próprias fraquezas e problemas.
Desenvolvimento de capacidades tem como primeiro e último objetivo levar um país ou uma
comunidade a prescindir da ajuda internacional.
Aqui eles apresentam as experiências mais marcantes que olham para as necessidades do
país, alcançam dimensão nacional, com porte e peso suficiente para somar inteligências,
pressionar por mais preparo técnico, pela melhoria da qualidade da informação, para
aperfeiçoar os processos de decisão, públicos e privados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário