04-04-2007 17:13:53
ONU alerta para tráfico 'Brazilian Connection', em Bissau
Viena, 04 Abr (Lusa) - A ONU pediu nesta quarta-feira mais ajuda internacional para a luta contra o narcotráfico na Guiné-Bissau, que, segundo relatórios das Nações Unidas e de outras organizações, tem sido utilizada como ponto de apoio de um corredor de tráfico conhecido por Brazilian Connection (conexão brasileira).
O pedido de ajuda acontece um dia depois da Polícia Judiciária (polícia civil ligada ao Ministério da Justiça) guineense ter confiscado 635 quilos de cocaína, sem conseguir impedir que traficantes escapassem com 2,5 toneladas de droga.
Em um comunicado divulgado em Viena, o diretor executivo da Agência da ONU para a Droga e o Crime (UNODC), Antônio Maria Costa, felicitou a polícia guineense pela apreensão da última terça-feira, uma das mais importantes já realizadas naquele país da África Ocidental.
Ao mesmo tempo, Costa lamentou que "os narcotraficantes tenham logrado escapar com a restante droga", cerca de 2,5 toneladas, porque a polícia guineense não tinha homens suficientes, nem veículos, para perseguir os traficantes.
A apreensão, anunciada nesta quarta-feira pela Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, aconteceu na zona de Jugudul, Mansoa, no centro do país.
Segundo a mesma fonte, durante a operação três pessoas de nacionalidade guineense foram detidas e um veículo foi apreendido.
Tráfico na Guiné-Bissau
Um recente estudo da ONU diz que o tráfico de droga na Guiné-Bissau está ameaçando a estabilidade do governo, com traficantes de droga subornando funcionários de ministérios, militares e policias.
A debilidade das autoridades guineenses, da população e das infra-estruturas do país são as principais razões para a Guiné-Bissau se ter tornado um ponto de apoio do mercado do tráfico de cocaína, segundo a ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário