O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, nomeou hoje Martinho N'Dafa Cabi primeiro-ministro, na sequência da demissão do Governo pelo Parlamento, a 19 de Março. Cabi é o terceiro vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O chefe de Estado bissau-guineense, João Bernardo "Nino" Vieira, nomeou Martinho Ndafa Kabi ao posto de primeiro-ministro em substituição de Aristides Gomes, que demitiu das suas funções a 29 de Março após uma moção de censura contra o seu Governo aprovada pelo Parlamento a 19 de Março, soube terça-feira a PANA de fonte oficial.
A decisão de Nino Vieira, tomada segunda-feira à noite, segue-se à proposta de nomeação feita pelos responsáveis dos partidos signatários do Pacto de Estabilidade Política Nacional.
Martinho Ndafa Kabi, ex-ministro do Interior, foi proposto ao cargo de primeiro-ministro pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), um dos signatários do pacto.
A moção de censura na sequência da demissão de Aristides Gomes foi apresentada pelo PAIGC, pelo Partido da Renovação Social (PRS) e pelo Partido Unido Social Democrata (PUSD), que assinaram o Pacto de Estabilidade Política Nacional com o objectivo de criar um Governo de consenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário