sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Aladje Braima Camará

Tio Braima, um homem sábio, com elevado sentido de patriotismo, de dignidade , de fidelidade às causas nobres e de entrega ao dever. Esta é a foto de um " Grandi" que me deixa muitas saudades e cujos sábios conselhos me deixam muita falta. Que Deus o Tenha em seu regaço, na Paz da Glória Eterna. Estou a viver um momento de saudade , imposto pela lonjura e pela distância. Vêm-me sempre á memória os meus Conslheiros e Amigos de idade avançada que já partiram para o Mundo da Verdade( como o Aladje Balé Baldé , de Paunca, o Aladje Tinhã Baldé de Bambadinca , o Tio Braima de Canchungo,o Sambaro de Cuntum, o Samba Sibô de Gabu Sara, etc, etc). Foram Velhos tesos e valorosos , da primeira hora do combate pela implantação da Democracia. Nunca vacilaram, nunca claudicaram. Tinham um elevado sentido da moral e do dever. Eram Nobres, de uma linhagem especial , pertenciam a uma aristrocracia do espírito que está a desaparecer. Eles eram verdadeiramente " Garandis" , na mais plena acepção do termo. Ainda há alguns " Garandis " que nos podem valer em tempos de tempestade. Lembro-me aqui do Tio Lourenço Kumpass de Bassarel, do Tio José Crato di Bandé, do Aladje Amadu Serifo de Braima Sorry, do Tio Dundo Fernandes de Geba/Bissau. E há mulheres Valorosas, como a Nenedju de Quebo, a Tia Domingas de Dugal, etc., e mais e mais e mais outras. Olhemos para eles e para elas " Ora ki Ceu tingi". É pudi balinu .