segunda-feira, 29 de outubro de 2007

TACV Vai Ligar Bissau a Lisboa

CORREIO DAS ILHAS
TACV abre as rotas
27-10-07

A TACV - Cabo Verde Airlines está num autêntico frenesim, com abertura de novas rotas. A linha Cabo Verde/Londres é inaugurada no dia 29 de Outubro e uma outra para Varsóvia a 9 de Novembro. No próximo dia 5 de Novembro a companhia cabo-verdiana aterra em Banjul (Gâmbia) e Freetown (Serra Leoa). Já os voos Lisboa - Bissau, via ilha do Sal, terão início neste domingo.

O voo Lisboa - Bissau, ao que conseguimos apurar, é uma proposta disponível a partir deste sábado, 27. A partida de Lisboa será às 12h50 e de Bissau às 13h, horas locais. “Haverá uma paragem de uma hora e quinze minutos no Aeroporto da Praia, para mudança de aparelho para o ATR 72, que assegurará a ligação Sal-Bissau.

Esta nova oferta da TACV permite ainda aos passageiros que vêm de Lisboa permanecer uma semana na ilha do Sal, até o próximo voo para Bissau, ou três dias, na Praia para os que saem de Bissau”, revela uma fonte da empresa, que lembra que a companhia já assegura voos para a capital guineense, com escala em Dacar.

De acordo com essas mesmas informações recolhidas na empresa, nesta fase, as ligações para Bissau não são viagens turísticas, embora fique em aberto a possibilidade de o viajante poder ficar na ilha do Sal. Também se optar pode seguir viagem no mesmo dia para Bissau, sem problemas. “Esta é, acima de tudo, uma alternativa entre Lisboa e Bissau”, indica a fonte que vimos citando.

Um dia depois, mais precisamente no dia 29, de acordo com António Socorro, do departamento de Marketing, a TACV inaugurará a linha Cabo Verde/Londres. Segue-se a ligação para Varsóvia, no dia 9 de Novembro. De Londres haverá voos para a Praia, às segundas, e para o Sal, às quintas, ambos os voos prosseguindo para Fortaleza.

A situação se repete também com os voos provenientes de Varsóvia, que terão Fortaleza como destino final, mas apenas com os voos da ilha do Sal, às sextas-feiras. Em ambos os casos os voos são garantidos por um dos aparelhos Boeing 757 da companhia.

O objectivo, explica António Socorro, é fazer um hub na ilha do Sal para trazer tráfico - passageiros e cargas da Europa e conectando-a com o Brasil. O mesmo acontecerá em relação às linhas Bissau e Dacar. Entretanto, já chegou a Cabo Verde o ATR-42-500, o terceiro, para reforçar os voos regionais e inter-ilhas. Constança de Pina